segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tem que ver esse filme: Donnie Darko(2001)

Diretor: Richard Kelly

"A storm is coming, Frank says.
A storm that will swallow the children,
and I will deliver them from the kingdom of pain.
I will deliver the children back to their doorsteps;
I'll send the monsters back to the underground.
I'll send them back to a place where no one else can see them,
except for me...
because I am Donnie Darko...

...Dark...Darkest...Darko."


Essa produção faz parte do rol de filmes que admiro por uma simples característica: é extremamente difícil de ser entendido. Assista uma, duas, três, quatro ou cinco vezes e você ainda vai estar puto pelo pouco que percebeu.
Cheio de metáforas, conspirações, teorias das mais variadas e um clima que beira mais o terror que o suspense, Donnie Darko arrebanhou milhares de fãs pelo mundo todo ganhou o status de cult e, até hoje, é amplamente discutido em rodas de estudantes, admiradores de cinema ou no barzinho alí da esquina.


Donnie Darko é um adolescente que, apesar de brilhante e muito inteligente, despreza a maioria de seus colegas de escola. Ele também tem um amigo imaginário, que poderia nao significar nada de mais, exceto pelo fato de que esse amigo é um coelho gigante e monstruoso que acaba encorajando o estudante a fazer brincadeiras um tanto quanto nocivas às pessoas que o cercam. Um dia, uma visão desse coelho faz com que Donnie saia de sua casa no meio da noite, fazendo-lhe uma previsão que, de início, o jovem julga absurda. Os acontecimentos seguintes, no entanto, irão mudar para sempre sua perceção do que é verdade ou mentira.



*****


É difícil escrever uma boa resenha sobre o filme, pois seus próprios mistérios impedem que muita coisa possa ser dita. Porém, é imprescindível comentar o excelente elenco da produção, já que muitos rostos conhecidos podem ser vistos neste já antigo suspense.
O "personagem principal" (e as aspas ocorrem exatamente porque, na minha opinião, Donnie apenas acredita ser o principal...) é interpretado por Jake Gyllenhaal ( O segredo de Brokeback Mountain), e não haveria ninguém mais perfeito para o papel. Além dele, Maggie Gyllenhaal( Batman - o Cavaleiro das Trevas), Drew Barrymore( Como se fosse a primeira vez) e até mesmo Patrick Swayze ( Ghost - Do outro lado da vida) fecham com chave de ouro e com impecáveis atuações um filme que, surpreedentemente, tem produção totalmente independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário